segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Raisinha foi ao cemitério

DEUS abençoe e ilumine a todos...

Há mais ou menos 1 mês no peixinho Nemo (beta) morreu e a partir daí vi uma oportunidade de conversar mais com a Raisa a respeito do destino do corpo de alguém, um animal ou até mesmo uma flor que morre...Pois quando nosso peixinho que inclusive ganhamos da querida amiga Pri há mais ou menos 2 anos....Enfim...Quando ele morreu Raisinha não estava em casa, na verdade nem eu, quando cheguei vi que ele havia morrido e fiz todos procedimentos normais, o tirei do aquário e coloquei em um saquinho plástico.

A noite estávamos em casa e ela brincando, até que comentei sobre a morte do Nemo:

-Filha o Nemo morreu...

Ela mais que depressa parou tudo que estava fazendo e falou:

- Ele morreu pai?

- Sim, ele morreu filha...

E ela antes de perguntar o que eu estava esperando, fez o seguinte comentário..

-Papai já que o nome morreu, podemos comprar um papagaio ou um cachorro? Rsrs

E logo depois ela perguntou o que eu tinha feito com o Nemo é assim comecei a explicar pra ela o que se fazia com as pessoas, animais, flores que perdiam suas vidas...Até que cheguei ao assunto do cemitério...E automaticamente da mamãe...Mas não se importou muito naquela noite em conhecer o cemitério e ver onde o corpo da mamãe Tati estava enterrado...

Na quarta feira de cinzas como ela não teve aula, passou o dia comigo e num determinado momento em que eu estava próximo ao cemitério, comentei com ela se ela gostaria de ver e conhecer onde o corpo da mamãe estava enterrado e aí começaram os questionamentos:

- Papai vou ver a mamãe?

- Não filha, você irá ver apenas uma foto da mamãe...

- Papai, mas a mamãe está lá?

- Filha apenas o corpinho da mamãe está lá, a alma da mamãe está descansado lá com o papai do céu...E filha tudo que perde a vida, que morre, não pode mais ficar aqui entre nós, o corpo tem que ser levado para algum lugar, as pessoas são levadas para o cemitério.

- Mas papai como a gente sabe que alguém morreu?

- Quando o coração para de bater filha.

É assim ela foi até o cemitério com a mão no coração e falando..." Pai acho que meu coração não está batendo agora"...rsrsrs...E eu..." Claro que está filha senão você não estaria falando comigo e não estaria aqui" rsrs...

Quando cheguei ao portão do cemitério, perguntei mais uma vez se ela queria ver o tumulto da mamãe e ela novamente perguntou:

- Mas nós vamos ver ela Papai?

E novamente eu expliquei que o tumulo era apenas o lugar onde estava o corpinho da mamãe e que estava enterrado embaixo da terra e que lá havia apenas uma foto e  lá era um lugar onde prestamos homenagem a mamãe levando flores e fazendo orações

Paramos pegamos flores...Raisinha quem escolheu...E assim seguimos...E o mais interessante é que as mulheres que trabalham na Floricultura estavam tristes e comovidas vendo a Raisinha ali escolhendo flores para levar no tumulo da mamãe, enquanto ela toda feliz escolhendo as flores...

Colocamos as flores no carro e descemos até próximo ao tumulo da Tati, quando estacionei o carro ela me ajudou com as flores e pegou duas, uma em cada mão e eu falei:

- Agora você tente achar qual é o da mamãe, ele fica nesse reta aqui.

É assim ela foi, olhando foto por foto, tumulo por tumulo ( o cemitério onde a Tati está enterrada é aqueles gramados, onde o corpo fica embaixo do gramado) Assim Raisinha ia olhando para o chão olhando as fotos e tentando achar o tumulo da mamãe...E bem no da Tati, come havia Muitas Flores ela teve que desviar e não conseguiu ver a foto...Falei pra ela:

- Filha você pulou um tumulo, volta pra ver

Ela voltou, olhou e falou...

- A mamãe, Papai.

Ali ela começou a tirar os plásticos das flores e começou a me ajudar a encaixar as flores ali no tumulo, porém percebi que ela olhava tudo em sua volta e ela me perguntou:

- Papai todas essas flores são alguém que morreu?

- Sim filha, todas essas flores são pra alguém que está enterrado aqui, viu como muitas pessoas morrem, na verdade como sempre te falei filha, todos nós iremos morrer um dia, você, o papai, todo mundo.

Assim ela pegou na minha mão e falou:

- Papai vamos ver os outros túmulos...

Pessoal senão me engano eu li uns 40 nomes...Ela ia tumulo por tumulo apontava a foto e perguntava:

- Qual o nome desse papai? É esse? Era velha ou nova?

Até que uma hora falei filha vamos embora, vamos passar tumulo da mamãe e vamos embora.

Entramos no carro novamente e indo embora passando pelo portão, ela perguntou...

- A mamãe fica aqui sempre Papai?

E lá foi eu explicar novamente rsrs.

E ela ficou ótima e falei pra ela que sempre que ela quisesse , pra vir pra falar comigo que há levaria.

Vocês que nos acompanham sabem que Raisinha não foi ao velório da mamãe, por mais que psicólogos digam que era necessário, respeito, mas não me arrependo, pois no dia a tristeza era enorme, muitas pessoas chorando e eu até imaginei buscar Raisinha na escola pra levar lá, mas ao mesmo tempo imaginei que seria muito duro, não pra ela, pq ela era muito novinha, mas para as pessoas que lá estavam, a tristeza iria ser ainda maior, porque quando a Tati faleceu a primeira coisa que vinha na cabeça de todos era...E a pequena, tadinha.

Raisinha depois de 2 anos e 3 meses foi ao cemitério, já com uma idade que entende mais as coisas...E olha que interessante, mês que vem irão fazer 2 anos e 4 meses que a Tati faleceu e é o mesmo tempo que a Raisa tinha quando ela faleceu, essas horas vemos como o tempo passa e como a vida não nos dá o direito de pararmos e eu agradeço muito a Deus por não termos esse tempo, pois assim lidamos melhor com tudo e seguimos em frente.

Raisinha hoje está ótima, feliz, brinca o tempo todo, depois daquela bronca e conversa que tivemos que postei há alguns posta atrás, está uma princesa, toda obediente e boazinha, porém semana passada caiu na escola e colocou mais uma cicatriz na testa pra conta, inclusive tenho de levar ela tirar o curativo hoje, depois posto a respeito.

Muito obrigado a cada um que nos seguem pelo Instagram @rafaeldelcol, pela fan page Diário da Raisinha e aqui pelo blog...Muito obrigado pelo carinho, pelo amor, pelas orações, estamos ótimos graças a Deus e agradeço ao papai do céu por usar nossa história há algum tempo pra tocar tantas vidas e ajudar tantas pessoas a verem a vida de forma diferente e também ajudar tantas pessoas a verem que os problemas fazem parte do nosso dia a dia e que as adversidades chegam de surpresa, porém não adianta reclamarmos e murmurarmos e sim termos atitudes para melhorarmos a situação é sempre sabendo que essa atitude pode mudar todo o contexto da situação, essa atitude pode mudar todo o futuro de uma história toda, como sempre falei aqui no blog e sempre deixo claro, falar de morte aqui em casa é muito tranquilo, pois além de termos vivido isso é a única certeza que temos, que iremos morrer, sempre deixo claro pra Raisa que se um dia eu se for ou alguém próximo de nós, pra ela não ficar triste ou com medo, pois quem cuida de nós é o papai do céu e ele apenas usa algumas pessoas para ajudar ele é que nada é nunca irá faltar nada nem pra ela e nem pra ninguém.

Quando me perguntam o porque será que a Raisa lida tão bem com tudo isso, respondo de forma simples..." Porque eu nunca dramatizei nada é sempre prometi a ela que ela seria feliz"

Lembrem-se pessoal...Uma atitude, muda toda uma história.

38 comentários:

  1. É isso aí , Sua atitude mudou duas Histórias! Amo vcs !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , Deus te abençoe sempre li seus posts, o mas interessante é que li a primeira vez com minha irmã sua historia e choramos muito, e a 4 meses essa minha irmã faleceu, ela sempre conviveu comigo e minha mãe e sua filhinha que esta com 7 anos, tenho aprendido a lidar com algumas situações com você, pq não é fácil e alem do que foi uma morte inesperada pra todos, principalmente para Gabizinha. Elas eram um grude rsrs. Ao contrario da raisa a Gabizinha foi ao velorio na igreja, so não ao cemitério ainda, mas to criando coragem pra enfrentar os bombardeios de perguntas rsrs. Obrigado por ajudar mesmo sem saber. Deus abençoe sua família

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Rafael. Eu choro sempre quando leio os posts, mas fico feliz em ver como Deus tem ajudado vcs a superarem tudo isso. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Rafael você é um exemplo para todos... desde que vi a sua reportagem das fotos com a Raisinha para não esquecer a imagem da mãe.. entro no seu blog.. e me emociono a cada história...Que Deus proteja sempre sua familia.. e que continue te dando sabedoria e força para continuar...

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Rafa! Que Deus continue te dando toda a sabedoria e força que um pai precisa!!! Grande beijo pra esta família que adoro!!

    ResponderExcluir
  6. Thank you for blogging this, it was quite helpful and told a ton
    http://eremaxfuncionabr.com/genius-x-farsa-ou-falso/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!!
    Vc é um super pai... poucos conseguiriam passar por toda situação tirando o melhor dela, como vc faz!!! te sigo no insta e me emociono todas as vezes que passo por aqui!!!
    Deus abençoe sempre a vida de vcs!
    Aline Stangel

    ResponderExcluir
  8. Parabéns...admiro muito o jeito que se dedica e cuida da sua filha.
    Que Deus te abençoe e te proteja sempre!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns...admiro muito o jeito que se dedica e cuida da sua filha.
    Que Deus te abençoe e te proteja sempre!

    ResponderExcluir
  10. Admiro sua coragem de encarar a vida. Vc bem que poderia escrever um livro. Ou ja escreveu e eu nao estou sabendo?

    ResponderExcluir
  11. Admiro sua coragem de encarar a vida. Vc bem que poderia escrever um livro. Ou ja escreveu e eu nao estou sabendo?

    ResponderExcluir
  12. Olá,acabo de conhecer a sua história e estou bastante emocionada e feliz com a maneira que está lidando com os acontecimentos. Sejam muito felizes !
    Deus esteja sempre iluminando o caminho de vocês.

    ResponderExcluir
  13. " Paramos pegamos flores...Raisinha quem escolheu...E assim seguimos...E o mais interessante é que as mulheres que trabalham na Floricultura estavam tristes e comovidas vendo a Raisinha ali escolhendo flores para levar no tumulo da mamãe, enquanto ela toda feliz escolhendo as flores... "

    FORTE...
    REAL...
    Incrivel né? a pureza de uma criança...
    As vendedoras tristes por ver a situação e a Raisinha feliz as comprando para a mãe..
    Por isso a bíblia diz que devemos ser como crianças... Puras.. Inocentes.. Sem maldade..
    Lindo..
    Deus abençoe muito a vida de vcs, o futuro dessa linda, seu futuro!
    Deus abençoe muito vcs!

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente magico como o simples contato com a realidade nos olhos e na pureza da criança pode transformar algo que seria tão cheio de dor em algo inexplicável. Deus continue dando saúde a vcs para continuar passando tanto amor. Eu que agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Acho bonito a forma que vc faz ela participar de uma estoria que é DELA... a estoria dela... parabens por ser esse paizão. Ah uma pergunta, a Tati e a irma Taisa eram gemeas? Pq sao muito parecidas, quase identicas.

    ResponderExcluir
  16. Conheci hoje através do vídeo das fotos essa família linda, Deus abençoe você, sua princesinha.
    Estou encantada com sua garra, ser pai é uma tarefa difícil e na sua condição se tornou uma linda lição de amor.

    ResponderExcluir
  17. Conheci hoje através do vídeo das fotos essa família linda, Deus abençoe você, sua princesinha.
    Estou encantada com sua garra, ser pai é uma tarefa difícil e na sua condição se tornou uma linda lição de amor.

    ResponderExcluir
  18. Procurando informações sobre pais solteiros encontrei seu blog e percebi que não estou sozinho nesse mundo de criar os filhos sem a mãe.
    Perdi minha esposa Christiane quando ela foi sequestrada num shopping em Brasília-DF na quinta feira santa de 2013 e após foi vítima de latrocínio. Eu tinha 39 anos, ela tinha 37 e nosso casal de filhos tinham, Dudu 7 anos e Gabi 2 anos. Desde então minha vida mudou e a tarefa é cuidar dos filhos, casa, escola etc.
    Como também estou solteiro (não gosto da palavra viúvo), até hoje passamos por muitas situações complicadas. Até para sairmos tenho que verificar se o local oferece apoio tipo banheiro família para levar a Gabi. Enfim, estamos juntos na força e na fé! Que nossos filhos sejam sempre felizes e aprendam a lidar com as dificuldades da vida.
    Forte abraço companheiro de jornada.

    Marcos Mattos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ver pais tão amorosos e dedicados aos filhos mesmo após uma perda tão terrivel.
      Não posso ter filhos, e me emociono muito com estas lindas histórias reais de amor. :)
      Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Obrigado Gilza.
      Lembrei de informar (pelo assunto da postagem) que eles já perguntaram se a mamãe está no cemitério por um dia terem visto um filme onde a mãe falaceu e eles viram sepultamento, etc. coisa que eles não viram da mamãe deles. Acho que vou ter coragem de leva-los quando eles pedirem. Não tive coragem ainda de fazer isso por minha vontade apenas.
      Peço até ajuda nesse sentido, se está certo ou errado...
      Deus no controle!

      Excluir
  19. Meu nome eh Sacha Cordeiro. Muito interessante esta historia parece que veio no momento "certo". Descobrimos a 3 meses que meu marido esta com cancer, e temos uma filha de 4 aninhos. Ela entende o que esta acontecendo, mas nao sabe o que podera acontecer com o papai. Eh muito triste a nossa realidade, mas tentamos nao dramatizar e tratamos de estar sempre calmos apesar de "tudo". Por ELA. As vezes sim se tem que chorar, sentir um frio na barriga de tristeza, mas nao quero que ela sofra tanto. Deus sabe o que faz, e vai sempre ajudando a todos nos a ter madurez o suficiente para saber levar essa situacao sem destruir o psicologico de uma crianca. Amei a ideia do blog, eh a realidade de muitas familias que perdem alguem :(

    ResponderExcluir
  20. Olá Rafael.
    Meu nome é Alana Gabriela Spiler, sou de Maringá e soube da sua história através das redes sociais. Porém, só hj parei pra curtir a página e ler alguns posts do blog. Esse post da visita ao cemitério me comoveu, pois tenho um sobrinho com história parecida com a da Raisinha.
    Ele se chama João e acabou de completar 6 anos.
    Quando João tinha apenas 7 meses, véspera de Natal de 2010, minha cunhada Jaqueline, seu esposo Cauê e João estavam a caminho de Londrina, iam passar o Natal na casa dos pais do Cauê. Houve um acidente grave na saída de Marialva, Jaque e Cauê morreram na hora. João saiu ileso, sem nenhum arranhão, pela graça e misericórdia de Deus.
    Vendo seus posts e as fotos e vídeos da Raisa, meu coração transbordou de felicidade, pois João é como ela: uma criança extremamente feliz, ativa, inteligente, arteiro como uma criança dessa idade deve ser.
    Desde que tudo aconteceu, João mora com minha sogra, a avó materna. Mamãe foi a primeira palavra que ele falou, e é assim que chama a avó. Ele sabe tudo sobre mamãe Jaque e papai Cauê, tem fotos pela casa, sabe que estão no céu, sabe o que houve para eles não estarem entre nós. Mas tudo explicado de maneira a não assusta-lo e no tempo dele, nunca escondemos nada do pequeno.
    Quero parabeniza-lo pelo pai incrível que é, pela postura diante de tudo que aconteceu e por fazer da Raisa essa criança incrível. A história de vcs é inspiradora!!!
    Que Deus continue a abençoa-los, vc, Raisa, sua atual esposa e a filha Rafa.


    ResponderExcluir
  21. Deus abençoe você e sua princesa Rafael.Quando conheci sua história,lembrei de cara do meu cunhado,que assim como você ficou viúvo,só que com duas princesas:uma com 6 anos e a outra com apenas dois meses.Meu cunhado é tão dedicado quanto você,mas sei o quanto é difícil pra um pai desempenhar as duas tarefas ao mesmo tempo,pois fui mãe solteira e durante um tempo desempenhei os dois papéis.Mas Deus está sempre presente na vida daqueles que precisam e o buscam.Continue sempre sendo esse Paizão e felicidades pra família.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns por ter tido a coragem de assumir a responsabilidade que aliás era tua de criar sua filha sozinho.Ela irá lhe agradecer muito.No momento a pessoa de quem ela mais precisa é você. Continue sendo referência na vida da sua filha. Referência de fé, caráter, coragem e familia. Deus abençoe vocês. Estarão em minhas orações.Jesus está com vocês em todos os momentos.

    ResponderExcluir
  23. Que Deus abençoe vcs...
    Raysinha é linda.

    ResponderExcluir
  24. Que Deus abençoe vcs...
    Raysinha é linda.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns por ser um pai tão presente e importante na vida da sua filha. Que é linda demais! Sua esposa era linda também é deve estar orgulhosa de vc ao ver de lá do alto toda a dedicação e amor que vc dá pra sua filha. Muito linda sua história. Sempre penso que pessoas boas vem para marcar as nossas vidas e a Tati te deixou um lindo e valioso presente. Que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  26. Eu admiro muito sua historia!Você é muito guerreiro e acredito que não existe um pai melhor! Acho lindo suas atitudes sua paciência com a Raisa.Tenho certeza que Deus sabe como agir em cada situação,ele colocou a Sissi na vida de vocês,que só trouxe felicidades e fez bem a vocês! Sempre que leio seu blog e seus posts no Instagram fico emocionada e admirada com sua vida! Torço muito por vocês e estão nas minhas orações sempre!Sua família é linda...

    ResponderExcluir
  27. nossa tava aqui lendo a historia de vcs emociona

    ResponderExcluir
  28. Gclub มือถือ  It will help to gamble as you like. Make more money. Where to gamble yourself in a way that people like to play it easier.

    Gclub มือถือ   Popular sites for online gambling. Can play anywhere. It will be easier to play online baccarat online slots online. And there are other types of online gambling games that will play well every day. It will help to gamble as you like. Make more money. Where to gamble yourself in a way that people like to play it easier. Every match is a bet that everyone enjoys the fun. Can gamble themselves every day.

    Online gambling games are one that can be found at home working, they can play gambling as well as choose to play more easily, make good money in every area. Gamblers like everyone is ready to bet on gambling in the way you choose. Have more profit. Wherever it is, let's gamble yourself in different areas. Just connect to the Internet, it will be easy to play like this. All games are played online, everyone is gambling every other way to make more returns every day.  จีคลับ

    ResponderExcluir
  29. STATE TANTISSIMO ALLA LARGA DAL FIGLIO DI PUTTANA PAOLO BARRAI ("IL PEDOFILO DEL BITCOIN": COME LO CHIAMANO IN TUTTO IL MONDO).
    -COL FIDUCIARIO DI MAFIA, CAMORRA E NDRANGHETA: OLIVER CAMPONOVO
    - COL PORCO BRUCIA RISPARMI, RICICLA SOLDI MAFIOSI: FEDERICO IZZI DI ROMA (CRIMINALISSIMO TRADER ZIO ROMOLO),
    EFFETTUA TRUFFE, ORDINA OMICIDI, FINANZIA PEDOFILIA ON LINE, RICICLA SOLDI SUPER ASSASSINI A LUGANO!!!
    1
    Appena abbiamo comprato Finter Bank Zurich dai massoni nazifascisti Pesenti, immediatamente abbiamo chiuso tutti i conti connessi, al, tanto quanto, massone nazifascista, nonche' famosissimo ladro, truffatore, azzera risparmi di ognuno che gli abbocca via iternet e non solo, nonche' criminalissimo pedofilo Paolo Barrai. Di delinquentissima Bigbit, delinquentissima Bgbit News Channel e delinquentissima @bigbitnewschannel. Attraverso i quali strumenti, lui ed il fallitissimo, idiota, davvero deficente, incapace, fallimentare trader Federico Izzi di Roma (che campa, di fatto, riciclando soldi mafiosi e facendo film pedopornofrafici, tanto e' vero che sta merda criminalissima di Federico Izzi di Roma, e' noto sulle rivere del Tevere, da chiunque, come "Er Zio Romolo incula bambini e pure come Er Zio Romolo della Camorra"). Sti due pezzi di merda criminalissimi spennano " i polli del web¨, vendendo loro abbonamenti annuali su criptovalute e non solo, totalmente fallimentari ( delinquentissimo servizio chiamato Bigbit)
    Che ti fan perdere tutti, tutti, e di nuovo tutti i risparmi ( posso mostrarvi centinaia di casi, venuti, disperati, a piangersene da me, a proposito). Insieme al figlio di puttana Natale Ferrara di Reggio Calabria, uno scarafaggio della Ndrangheta ( e di fallimentarissima Eidoo). Si, proprio cosi', insieme al figlio di puttana Natale Massimiliano Ferrara di Reggio Calabria, uno scarafaggio della Ndrangheta ( e di fallimentarissima Eidoo). Imboscatosi qui in Svizzera, per non finire in galera, ben appunto, a Reggio Calabria. Che ha rifilato a la merda di Ico completamente fallimentare chiamata Eidoo, crollata da 7 dollari a 0.60 dollari. Ora, l'altrettanto merdone nazipedofilo Donald Trump sta cercando di tirargli su detta merda, il tutto, ovviamente, mentre lo stesso nazipedofilo merdone Donald Trump, tira su, come al solito, anche, i suoi tre grammi giornalieri di cocaina, presso la White "Powder" House) . Torniamo in ogni caso, ora, al punto iniziale, bitte. Appena noi di Bank Vontobel Zurich abbiamo comprato Finter Bank, abbiamo cacciato immediatamente il ladrone, truffatore, pure mandante di omicidi e notissimo pedofilo Paolo Barrai nato a Milano il 28.6.1965 ( o ladrone, truffatore, pure mandante di omicidi e notissimo pedofilo Paolo Pietro Barrai nato a Milano il 28.6.1965), dalla lista di nostri Banking Intermediaries. Fra i tantissimi crimini che lo stesso effettua, per noi banchieri svizzeri, il piu' in vista e' che lo stesso lava, lava, lava soldi assassini per la Mafia ( insieme al figlio di troia delinquentissimo Oliver Camponovo, noto fiduciario di ndrangheta)!

    ResponderExcluir
  30. It is a very hard situation when playing the lottery and never won, or keep winning low fund not up to 100 bucks, i have been a victim of such a tough life, the biggest fund i have ever won was 100 bucks, and i have been playing lottery for almost 12 years now, things suddenly change the moment i came across a secret online, a testimony of a spell caster called DR EMU, who help people in any type of lottery numbers, i was not easily convinced, but i decided to give try, now i am a proud lottery winner with the help of DR EMU, i won $1,000.0000.00 and i am making this known to every one out there who have been trying all day to win the lottery, believe me this is the only way to win the lottery.

    Contact him via email Emutemple@gmail.com
    What's app +2347012841542
    Https://emutemple.wordpress.com/

    ResponderExcluir