quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Onde está sua mamãe?

Deus abençoe e ilumine o dia de todos.

acabei madrugando hoje por algum motivo em especial e resolvi escrever.

Na semana passada numa festinha de aniversario uma garotinha dos seus 7 anos que não conhecíamos...perguntou pra Raisa...Onde esta sua mãe?...E uma amiguinha dela de 4 anos que estava ao lados delas...falou..." A mamãe dela morreu"...e a Raisinha falou..." Minha mamãe esta no céu"...e eu em silêncio...apenas ouvindo e pensando...Meu Deus ela tem apenas 3 anos e 5 meses e ja a questionam...quantas vezes ela irá ter de passar por isso ainda? E por outro lado fiquei feliz...pois ela reagiu muito bem a pergunta que lhe fora feita... Minha mamãe esta no céu e ponto...resposta rápida e objetiva e mesmo sendo uma criança a garotinha que perguntou...se tocou...e começou a contar uma história de um tio dela que também havia falecido e a Raisinha ficou vidrada na história...pois ali ela percebia que não era só a mamãe que havia falecido e o que mais me deixou tranquilo...depois dessa conversa que durou uns 5 minutos...ela voltou a brincar normalmente...não se abalou.

Eu até poderia ter interferido...tirado a Raisinha dali...mas não...eu iria estar incentivando e ensinando a minha filha a fugir e nem sempre vou estar ao lado dela quando situações como essa acontecerem.


E percebi depois que sai da festinha que o fato de a Raisinha ter perdido a mamãe... é um processo que envolve muitas pessoas...porque notei que as crianças as quais fazem parte do nosso dia a dia vem sendo de um modo geral instruídas a saberem como tratar o assunto também...pois eles não perguntam pra Raisa da mamãe e quando ocorre algo como aconteceu na festinha...a amiguinha já respondeu seca e objetiva a outra garotinha..." A mamãe dela morreu"...tipo...vamos continuar o que estávamos fazendo... defendendo a Raisa...que legal...era algo que não havia parado pra pensar.

E no final de tudo...notei que é hora de dar a ela ainda mais estrutura pra lidar com essas perguntas que a aconteceram com frequência...e também para as brincadeiras de crianças...Eu tenho mamãe...você não tem...Não interpretem mal...São crianças...não fazem por mal...mas fazem e a Raisinha vai ter de aprender a lidar com isso...talvez num futuro apareça uma companheira que possa mudar todo esse contexto que citei...porém por enquanto tenho de pensar assim...e não vejo mal nisso...tanto eu como ela temos de passar por isso...É a nossa realidade e vou sempre buscar informações para preparar e estruturar minha filha para lidar com essas situações e Deus na sua infinita sabedoria e poder irá sempre nos mostrar o que fazer.

Hoje vou escrever pouco...falando nisso...um amigo meu me fez rir muito...ele falou assim..." Cara eu gostaria muito de ler seus posts...mas são muito grandes...não tenho paciência...minha esposa lê depois resume pra mim"... rsrsrs...dei muita risada rs.

Antes de terminar...analisando a correria em que muitas pessoas vem vivendo...e essa vem consumindo os nossos dias...e eu me incluo nessa lista...gostaria apenas de deixar uma reflexão...

Porque corremos tanto atras do que não precisamos?

E lembrem-se o que podemos dar de mais precioso aos nossos filhos é o nosso tempo.

E em cima disso me lembrei de uma mensagem que minha mãe me enviou essa semana que dizia assim:

Os pais hoje em dia não tem tempo para seus filhos...conversam male má no almoço e male má depois que chegam do trabalho...enquanto isso...a mídia esta lá...o dia todo a disposição dos pequenos...os induzindo...os influenciando...os educando como querem.

E depois temos a cara de pau de fazer a seguinte pergunta quando nos deparamos com uma situação diferente com nossos filhos..." Onde ele aprendeu isso?" Para refletir com certeza.

Vou dar um exemplo do que ocorre aqui em casa...foi o que escolhi pra ajudar na educação da baixinha e evitar que certas imagens e mensagens cheguem até ela ...A Raisa tem pouquissimo acesso a canais abertos...adquiri o Netflix e adorei...tem desenhos...filmes e o que ela mais adora no momento...A novela Carrossel...uma novela repleta de crianças com todos os perfis...porém que deixa claro que quando uma delas faz algo errado...paga por isso...existe a consequência...mesmo a professora Helena sendo um amor rsrs...a Raisa adora e a ajuda muito...pois ela questiona muito em cima das cenas.

Essa semana demos inicio ao nosso projeto...daqui alguns dias ficará pronto e espero que vocês gostem muito...realmente será algo bem diferente e especial...irá marcar muito as nossas vidas e espero que há de todos vocês que nos acompanham também.

Deus abençoe a todos...vocês são especiais aos olhos do pai...independente do que cada um esta passando...vai passar...ore...fique firme na fé...com certeza no final...a sua evolução pessoal será tremenda.







.

5 comentários:

  1. Bom Dia Rafa e Raisa, preciso confessar uma coisa, eu leio sempre seus posts, e quando não estou muito bem me deparo com essa lição de vida, afinal cada dia que leio fico mais convencida de que você tem uma joia rara a menina dos olhos de Deus chamada Raisa, um anjo no céu chamado Tati, e vc é o anjo aqui na terra, que lindo que lição Parabéns!! que Deus sempre esteja com vocês...

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael! Sou advogada, amiga e colega do Luciano Katarinhuk e foi através do face dele que conheci sua história. Sou cristã e vejo o grande desafio que Deus colocou na sua vida! Admiro sua determinação e fato de você compartilhar isso com tantas pessoas. Te desejo graça e sabedoria como pai na educação de sua pequena e desde já coloco vocês em minhas orações! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Papai Rafael, sua coragem e determinação nos ensina a face de Deus, que como pai ampara e se dedica a sua filha. Estaremos sempre orando por vcs. Que Deus continue os abençoando e cuidando de vcs. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Rafael! Lindooo o seu blog e fiquei muito feliz em saber a forma que você tem criado sua filha e superado tudo. Eu me separei do meu marido e moro muito longe dele. Tive que ser pai e mãe. Claro que não se compara a sua perda, mas ler sua história nos inspira a não fraquejar! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Sem palavras... A cada post fico mais da dessa família, e emocionada.

    ResponderExcluir